Reino Unido coloca em funcionamento um supercomputador com 1 milhão de núcleos que funciona como o cérebro

Reino Unido inaugura supercomputador que possui 1 milhão de núcleos e funciona como o cérebro

Por

12/11/18 às 10:13

Reino Unido colocou em funcionamento o maior e mais potente supercomputador neuromórfico do planeta, a máquina foi projetada pra funcionar da mesma maneira que um cérebro, e consegue fazer mais de 200 milhões de tarefas por segundo graças a um milhão de núcleos presentes no processamento do equipamento, onde cada um deles conta com 100 milhões de componente de hardware.

Chamado Spinnaker, o supercomputador vai processar informações de uma maneira diferente do que os computadores fazem, ele vai enviar muitas informações em pequenas quantidades para vários destinos diferentes, imitando a mesma arquitetura de comunicação do cérebro humano.

“Nós essencialmente criamos uma máquina que funciona mais como um cérebro do que como um computador tradicional, o que é extremamente estimulante. O objetivo final do projeto sempre foi um milhão de núcleos em um único computador para aplicações de modelagem cerebral em tempo real. Agora conseguimos, o que é fantástico,” disse o professor Steve Furber, da Universidade de Manchester, no Reino Unido, um dos idealizadores do supercomputador.

A nova máquina vai ajudar os pesquisadores a desenvolver os mais variados projetos e pesquisas, podendo atuar em diversos campos e como funciona semelhante ao cérebro, provavelmente será mais eficiente do que outros supercomputadores existentes atualmente.

Deixe seu comentário