Tecnologia chamada de Energia Azul pode substituir usinas nucleares em breve

Tecnologia chamada de “Energia Azul” pode substituir usinas nucleares em breve

Por

10/12/19 às 14:53

As usinas nucleares tem um papel importante para a sociedade, já que ajudam a gerar energia elétrica através de reações nucleares. O grande problema é que ela não é limpa e corre risco de provocar um acidente radiológico. Significa que pode causar um impacto ambiental por contaminação radioativa. Isso está fazendo com que muitos países ao redor do mundo procurem maneiras de substituir as usinas nucleares por fontes de energia mais limpas.

Na Coréia do Sul por exemplo, parece que já há uma solução pra esse problema. Pesquisadores coreanos estão desenvolvendo uma tecnologia chamada de “Energia Azul” no qual, através do uso de uma membrana especialmente formulada, se aproveitaria as diferenças químicas entre a água doce e a água salgada de rios e mares para gerar eletricidade. Com isso seria possível por exemplo usar os rios como uma usina nuclear.

Essa tecnologia chamada de “Energia Azul”, havia sido explorada no passado pelos franceses, mas recentemente os pesquisadores conseguiram torná-la mais eficiente na geração de energia. Mais aprimoramentos serão feitos e portanto pode demorar um pouco até que as usinas nucleares sejam definitivamente substituídas.

Deixe seu comentário