Mass Effect Andromeda foi prejudicado por outros lançamentos, segundo Mark Darrah

Mass Effect: Andromeda, que foi lançado a pouco mais de um ano, tinha como objetivo iniciar uma nova saga protagonizada pela família Ryder, no entanto, as criticas e o fracasso comercial acabaram congelando todos os planos que os desenvolvedores tinham para a franquia.

A BioWare tentou explicar em várias ocasiões as causa por este fracasso, chegando até á citar a falta de diversidade como o problema principal, mas de acordo com o produtor de Anthem, Mark Darrah, o problema foi outro.

Segundo Darrah, Andromeda foi lançado em uma agenda lotada e consequentemente, foi ofuscado por outros grandes títulos. Durante a chegada do game ao mercado, vários outros jogos como Nier: Automata, Nioh, Horizon: Zero Dawn e The Legend of Zelda: Breath of the Wild também foram lançados em um curto espaço de tempo e, cada um desses jogos, acabou fazendo algo melhor que Andromeda.

Para Darrah, os poucos elementos “decentes” de Andromeda foram injustamente comparados com esses jogos e com um ambiente de revisão superlotado, os críticos acabaram comparando vários elementos do game com os de outro jogos, resultando em criticas pesadas e sem sentido.

Darrah afirma que ainda veremos Mass Effect, pois a saga é muito valiosa para a EA não fazer nada com ela.

Atualmente a prioridade da BioWare é Anthem e, dependendo do sucesso do jogo, o estúdio poderia continuar com essa saga ou reorientar seus esforços para Mass Effect, continuando Andromeda ou iniciando uma nova história.

Redator

Sandro Felix é redator e co-fundador do TecnoGames Brasil. Para ele, os jogos são mais do que entretenimento, é uma vida, uma paixão.