Como aumentar a velocidade do processador no sistema android

Como aumentar a velocidade do processador no sistema android

Por

20/05/18 às 19:28

Os celulares atuais têm muito poder de processamento para rodar qualquer jogo ou aplicação, mas as vezes, tem aqueles games ou app que dá umas travadas, e ai muitos usuários tem a idéia de alterar a velocidade da CPU do Android para obter uma potência extra, ou as vezes a de querer diminuir a frequência para que a bateria dure mais tempo.

Primeiro vamos ver como fazer um overclock no Android

O overclock no Android é um processo muito simples, embora tenhamos em mente que devemos ser usuários root. Claro, em primeiro lugar, vamos explicar brevemente o que é o overclock. A tradução literal é a de “over the clock” e, basicamente, consiste em alterar a velocidade de um processador para atingir um aumento de velocidade e obter um desempenho superior.

Cada processador vem com uma frequência de fábrica e, quando fazemos overclock, obtemos energia extra. Isso sim, isso consome mais bateria do nosso dispositivo e não podemos ficar modificando toda hora a frequência da CPU, já que podemos danificar nosso aparelho.

Um overclock em um PC é mais fácil de se fazer, pois há aplicações nativas de fabricantes como Acer, Asus ou MSI que nos permitem aumentar o desempenho do processador ou gráficos. São processadores que já estão preparados pela fábrica para isso. No Android, é algo mais complicado, já que o sistema operacional também não permite aplicativos que melhorem o desempenho do processador.

Se fizermos overclock no Android, obteremos melhor desempenho automaticamente. E o processador liberará mais energia que servirá para ganhar fluidez extra nos jogos, além de poder realizar multitarefas mais rapidamente. No entanto, também existem algumas desvantagens, pois tocar a freqüência de base do processador para cima gerará automaticamente uma tensão na CPU, o que se traduz em mais temperatura.

Devemos ter cuidado ao aumentar a frequência do processador móvel, já que podemos “queimar ou danificar” a CPU. Você tem que alterar a velocidade lentamente fazer o overclock da CPU, mas primeiro precisa ser usuário root.

Assim que tivermos acesso a todas as opções do Android, devemos instalar um aplicativo de controle para modificar a frequência da CPU do telefone ou tablet. Sabemos que ser usuário root é um processo que requer algum tempo, mas é lógico que o Android o exija, já que é algo delicado que não pode estar disponível para usuários que não sabem muito bem o que estão fazendo.

Quando somos root, teremos que procurar um aplicativo pra monitorar a frequência do processador. Tem vários aplicativo como o Kernel Adiutor, que é gratuito na Google Play.

overclock-android_0

Como você pode ver no gráfico acima, esta aplicação mostra dados como a frequência de processadores, bem como a temperatura da GPU, CPU e bateria, que é também muito importante porque, como nós fazemos uma frequência de ajuste no processador do Android, a bateria vai começar a aquecer mais … ou menos, dependendo da sua frequência.

Aumentar a frequência da CPU no Android
Uma vez que temos direitos de root e instalamos o Kernel Adiutor para controlar os parâmetros do processador, temos que acessar o painel de controle da CPU. Deslizando o dedo do lado esquerdo, desbloqueando um painel no qual temos uma seção chamada ” Menu ”.

overclock-android_1

Aqui, acessamos o ” Kernel ” e, mais tarde, a ” CPU ”. Aqui nós recebemos os dados do nosso processador móvel, como o número de núcleos e a frequência de cada um deles. Se você tem um celular mais moderno, deve saber que nem todos os núcleos operam na mesma frequência. Portanto, vários núcleos aparecerão em velocidades diferentes. Não precisa se preocupar, não há nada de estranho.

É daí que vem a ‘magia’ e onde devemos ter cuidado. Ao clicar em cada um dos núcleos, podemos desativá-los, otimizar o consumo da bateria ou colocá-los em uma frequência mais alta para ganhar alguma energia. Lembre-se que é necessário fazer isso com cuidado, monitorando muito bem cada movimento com o Kernel Adiutor para ver as estatísticas do mobile após a mudança.

overclock-android

Por que fazer o underclock ou o overclock no Android?
Em celulares muito poderosos, as vezes podemos querer “mexer” no processador, quando não estamos usando aplicativos que exigem muitos recursos. No entanto, o telefone continuará com ótimo desempenho, mas o consumo da bateria diminuirá.

Como dissemos, ao alterar a velocidade do processador Android, monitore a freqüência e o comportamento da CPU e da temperatura.

Deixe seu comentário