Samsung e Apple estão sendo acusadas de reduzir o desempenho de smartphones antigos

Após a Apple, a Samsung é a próxima marca que está sendo investigada por obsolescência planejada na Itália. Qual é a razão por trás dessa acusação? Veja mais informações abaixo!

Recentemente, a Autoridade Italiana de Concorrência e Mercado (AGCM) iniciou uma investigação oficial contra a Apple e a Samsung. Em detalhes, eles afirmam que as duas fabricantes de telefones inteligentes agora estão reduzindo o desempenho de telefones antigos intencionalmente ( onde podemos chamar de obsolescência planejada). Enquanto o problema para a Apple não é novo, a acusação é uma grande surpresa para a Samsung. A empresa declarou publicamente em comunicado oficial que eles não retardam seus smartphones.

Em detalhes, a Autoridade de Mercado e Competição italiana recebeu muitos relatórios de consumidores alegando o contrário. Eles dizem que ambas as marcas estão reduzindo o desempenho de produtos antigos para incentivar as pessoas a comprar novos modelos. Essa ação é feita através de uma atualização de software em todos os aparelhos. No entanto, o grande problema é que eles não informaram os usuários sobre as conseqüências de fazer essa ação.

Além disso, a AGCM vai realizar as investigações em colaboração com a Unidade Especial Antitruste da Guardia di Finanza. Por outro lado, a Samsung negou a acusação em sua última declaração. Além disso, eles disseram que “não fornecem as atualizações de software para reduzir o desempenho do produto ao longo do ciclo de vida do dispositivo e ainda estamos cooperarando plenamente com a Autoridade italiana de pesquisa do mercado e da concorrência na Itália para esclarecer todos os fatos.

Qual será a conclusão da investigação da Samsung e da Apple?
No caso da Apple, Tim Cook prometeu um futuro iOS que permite aos usuários escolher entre o desempenho ou a duração da bateria. Além disso, a Apple também está sob investigação na França pelo mesmo motivo. Já a samsung não informou que providências adotará para se livrar da acusação. O que você pensa da situação? Deixe um comentário para nos informar!

Redator

Edilson Félix é redator e co-fundador do TecnoGames Brasil. Vive constantemente conectado no mundo da tecnologia, surfando na onda das novidades.