Qual é o objetivo desse botão que os roteadores trazem?

Se você examinar cuidadosamente o seu roteador, provavelmente verá que ele tem um botão clicável que não é o de desligar e ligar. É o botão WPS, presente na maioria dos novos roteadores há vários anos. Mas pra que é exatamente isso e qual é a sua função?

Para começar, não é uma boa idéia pressioná-lo se você não souber antes pra que serve. Este botão tem um propósito muito claro e resumido na seguinte frase: conectar-se à rede WiFi sem uma senha. Agora que você já entendeu, não é uma boa ideia pressioná-lo aleatoriamente? Você pode se conectar, mas também o vizinho pode.

Basicamente, o botão WPS ( WiFi Protected Setup ) do roteador, serve pra você desabilitar a conexão por senha, não tem quando as vezes seus parentes chegam na sua casa e você não quer passar a senha, é só desabilitar o WPS pra permitir a conexão sem senha, mas depois lembre de ativá-lo novamente.

É tentador ser capaz de se conectar à sua rede Wi-Fi com apenas um toque do botão, mas como dissemos antes, você deve pensar duas vezes. As chances de alguém naquele momento tentar entrar são escassas, mas e se acontecer?

Alguns roteadores têm o WPS configurado para que seja necessário inserir um PIN de oito dígitos. Só que isso não é totalmente seguro porque foi provado que esse protocolo é altamente vulnerável a ataques. Em apenas alguns minutos você pode decifrar o PIN sem muita dificuldade.

Esse recurso é mais indicado pra usar por pouco tempo em ocasiões onde você não achar necessário a utilização da senha. É bom mas use-o sempre dentro das barreiras de segurança pra evitar surpresas desagradáveis.

Redator

Edilson Félix é redator e co-fundador do TecnoGames Brasil. Vive constantemente conectado no mundo da tecnologia, surfando na onda das novidades.