Facebook admite coleta de dados em ligações telefônicas e mensagens de texto, e diz que as pessoas concordaram

Facebook admite coleta de dados em ligações telefônicas e mensagens de texto, e diz que as pessoas concordaram

Por

27/03/18 às 18:06

O Facebook deixou claro que colhe dados sobre chamadas telefônicas e mensagens de texto de pessoas .

Mas diz que as pessoas consentiram em coletar essas informações e que elas eram usadas apenas para “fornecer uma melhor experiência para os usuários no Facebook”.

Na esteira do escândalo da Cambridge Analytica, muitos analisaram os dados que estão sendo coletados pelo Facebook, o que pode ser feito fazendo o download do arquivo. Enquanto o faziam, alguns usuários selecionavam os dados e descobriram algo chocante: continham uma longa lista das mensagens que haviam enviado e telefonemas que haviam feito, em alguns casos em anos anteriores.

O Facebook agora confirmou que os dados estão sendo coletados. Mas contestou grande parte do relatório e diz que o recurso não está sendo usado para espionagem, apenas para aprender mais sobre seus usuários.

Em seguida, passou a detalhar como as pessoas haviam dado seu consentimento para a coleta dos dados. O usuário compartilhava uma captura de tela da página em que davam sua permissão – clicando em um botão que deixava claro que seus dados seriam “enviados continuamente”.

O recurso pode ser desativado nas configurações e as pessoas ainda poderão usar o aplicativo como antes. Os usuários também podem manter o upload de contatos – o que permite ao Messenger saber com quem você pode querer bater papo – ao mesmo tempo em que se livra da coleta de históricos de chamadas telefônicas e mensagens de texto, na mesma página.

Também tentou abordar uma série de outras coisas que alegou terem sido imprecisamente relatadas. Os dados não serão vendidos e o que realmente é dito dentro de uma chamada ou mensagem de texto não será coletado pelo Facebook.

“Quando este recurso está ativado, o upload de seus contatos também nos permite usar informações como quando uma chamada ou texto foi feito ou recebido”, diz a explicação. “Este recurso não coleta o conteúdo de suas chamadas ou mensagens de texto. Suas informações são armazenadas com segurança e não as vendemos a terceiros. Você está sempre no controle das informações que compartilha com o Facebook.”

Deixe seu comentário