Finlândia investe US $ 1 bilhão na Nokia para impulsionar a influência nacional

O braço de investimento do governo da Finlândia gastou cerca de 844 milhões de euros (US $ 1,04 bilhão) na construção de uma participação de 3,3% na Nokia para fortalecer a influência nacional sobre o fabricante de redes de telecomunicações.

A Nokia governou o mercado global de telefones móveis há uma década e o colapso desse negócio foi a principal causa de uma década de estagnação econômica, da qual a Finlândia está apenas recuperando.

A Nokia, que emprega 6.300 pessoas na Finlândia, agora está também focada na indústria de redes de telecomunicações onde compete com Ericsson da Suécia e Huawei da China .

“Nós acreditamos que este será um bom investimento. É preciso lembrar que a Nokia é a maior empresa da Finlândia e que a sua propriedade finlandesa foi bastante fina”, disse o CEO da Solidium, Antti Makinen, à Reuters.

A Solidium, é o braço de investimento do governo que construiu a participação na empresa comprando ações no mercado nos primeiros meses de 2018.

Ela cortou a sua participação na empresa sueca de telecomunicações Telia, a empresa siderúrgica SSAB e a holding Sampo nas últimas semanas para financiar o investimento na Nokia.

Makinen disse que Solidium não procuraria um assento no conselho da Nokia em uma reunião de acionistas agendada para maio, mas essa era uma opção que poderia observar no futuro.

Perguntado se Solidium procurava aumentar sua participação na Nokia, ele disse que estava feliz com a participação atual e não especularia sobre os investimentos futuros.

A maioria das apostas da Solidium atinge mais de 10% nas ações em circulação de uma empresa. O investimento da Nokia representa cerca de 11% de suas participações no capital total.

De acordo com a página da Nokia, três fundos de pensões finlandeses neste ponto possuem menos de 3% da Nokia.

As partes mais brilhantes da Nokia foram planas às 1010 GMT. A empresa não quis comentar as notícias.

“Para um investidor de longa data como a Solidium, este é um bom momento para entrar na Nokia … As perspectivas do mercado são brilhantes e a avaliação do estoque é baixa. E esta é uma empresa de tecnologia significativa para a Finlândia”, disse Mikael Rautanen, analista da Inderes Equity Research, com uma classificação “Buy” no estoque.

A Nokia disse no mês passado que as principais operadoras de telecomunicações estavam acelerando seus cronogramas para adotar as redes 5G da próxima geração, aumentando a confiança da empresa em uma elevação para seus negócios no final deste ano.

“Os fatores atraentes para nós são a forte posição de mercado da empresa combinada com uma ampla experiência tecnológica”, disse Makinen.

Solidium foi fundado há uma década como uma tentativa de distanciar os políticos das participações estatais. Ele gerencia participações minoritárias em 13 empresas finlandesas listadas, que se originam principalmente de uma era de industrialização liderada pelo Estado.

Seu mandato é manter empresas finlandesas significativas “mais ou menos finlandesas”, disse Makinen à Reuters em entrevista no mês passado, acrescentando que a prioridade era ajudar as empresas a ter sucesso e não, por exemplo, proteger os empregos finlandeses.

Redator

Edilson Félix é redator e co-fundador do TecnoGames Brasil. Vive constantemente conectado no mundo da tecnologia, surfando na onda das novidades.