Summit – Supercomputador mais poderoso do mundo já está em operação

Americanos acabaram de colocar em operação o supercomputador mais rápido do mundo, ele consegue fazer 200 quatrilhões de cálculos por segundo, consome uma quantidade considerável de energia e pesa cerca de 340 toneladas.

Foi desenvolvido nos Estados Unidos por meio de uma parceria entre a IBM e a Nvidia, chamado de Summit, o supercomputador fica num Laboratório no Tenessee, ocupando uma área de 520 m² e ainda é duas vezes mais rápido que o supercomputador chinês Sunway TaihuLight, que até então tinha o título de máquina mais poderosa e mais rápida do mundo.

Summit - Supercomputador mais poderoso do mundo já está em operação

Como essa super máquina trabalha muito, concerteza tem que ter um bom sistema de resfriamento e tem, são bombeados cerca de 15 mil litros de água a cada minuto para resfriar esse monstro, evitando assim o super aquecimento dos componentes e do sistema em geral, mantendo a temperatura em cerca de 13 megawatts.

Summit - Supercomputador mais poderoso do mundo já está em operação

Como já mencionado anteriormente, o Summit consegue fazer 200 quatrilhões de cálculos por segundo e tem capacidade de armazenar até 250 petabytes de dados.

O supercomputador será usado para ajudar em diversas áreas, passando por vários segmentos, desde saúde, meio ambiente e até na área espacial.

Redator

Edilson Félix é redator e co-fundador do TecnoGames Brasil. Vive constantemente conectado no mundo da tecnologia, surfando na onda das novidades.