• Facebook
  • Instagram
  • Twitter
Biometria - Um compromisso com a segurança

Biometria – Um compromisso com a segurança

Publicado em 23/05/18

Por

A biometria é uma tecnologia que serve para identificar pessoas e está cada vez mais presente em nossas vidas.

A biometria é baseada no reconhecimento de uma característica física dos seres humanos resultantes única, inimitável e intransferível. As mais conhecidas são a impressão digital, o reconhecimento facial e a leitura da íris. A biometria é um avanço em muitos aspectos da sociedade moderna. Entre outros campos, destaca-se sua aplicação no campo da segurança, já que no mundo atual a preocupação em proteger nossa casa e nossos sistemas computacionais vem crescendo, até se tornar parte fundamental de nossa vida cotidiana.

A Apple tornou-se pioneira ao incorporar o desbloqueio de impressões digitais em seu iPhone 5S, mas não demorou muito para que outras fabricantes de celulares como a Samsung fizessem o mesmo. Com a apresentação de seu iPhone X voltou a dar um passo à frente, estabelecendo em seus terminais o desbloqueio através do reconhecimento facial (Face ID). Eles apresentaram como uma conquista real, e como a opção mais segura para desbloquear, bem acima do seu sistema de impressão digital anterior. Um sistema capaz de reconhecer nosso rosto entre milhões de pessoas diferentes, dizem eles.

O sistema de leitura de impressões digitais é uma das primeiras técnicas biométricas , e hoje a mais difundida, devido em grande parte ao seu uso é muito simples e precisa, já que não existem duas pegadas idênticas. Devemos este sistema biométrico em grande parte ao cientista Francis Galton, que em 1892 determinou que era possível identificar pessoas através de suas pegadas, estabelecendo os diferentes padrões de pegadas que ele classificava em 8 categorias. Sua teoria foi uma grande revolução e deu origem à ciência que é conhecida como impressão digital.

A biometria permite-nos controlar o acesso à nossa casa ou a lugares restritos através de uma chave que tem a extraordinária vantagem de ser única e inimitável. Um dos sistemas mais estabelecidos em residências e outros locais de acesso público é o bloqueio inteligente. Ao contrário do que acontece com um bloqueio normal, a “chave” é impossível de falsificar, copiar ou perder, já que é nossa própria impressão digital.

Para começar a usar um bloqueio biométrico, o usuário terá apenas que realizar previamente um sistema de registro dos parâmetros biométricos necessários para sua autenticação subsequente.

Com este novo método de abertura, muitos riscos que podem acontecer com o bloqueio clássico são evitados. Não há mais a possibilidade de perder ou esquecer uma chave, já que nossa impressão digital nos acompanha a todo momento. É também uma boa opção para substituir o acesso por código numérico, já que não é difícil para a nossa memória nos enganar e esquecer a senha de entrada.

A biometria, em grande parte devido ao uso de smartphones, tornou-se muito popular e está cada vez mais estabelecida no nosso dia a dia. Devido à confiabilidade e segurança que oferece, é provável que não demore muitos anos para ver sua expansão em diferentes setores.

Deixe seu comentário