EUA, Rússia e tripulação japonesa partem para a estação espacial internacional

Um trio de astronautas americanos e japoneses e um cosmonauta russo partiram do Cazaquistão no domingo para uma viagem de dois dias à Estação Espacial Internacional, segundo uma transmissão da Nasa.

O comandante Anton Shkaplerov, da Roscosmos que é a Agência Espacial Federal Russa, e os engenheiros de voo Norishige Kanai, da Agência de Exploração Aeroespacial do Japão, e Scott Tingle, da NASA desceram do Cosmódromo de Baikonur às 13h21, horário local (0721 GMT / 0221 EST).

A tripulação se aproximará gradualmente da estação, que orbita a cerca de 250 milhas (400 km) da Terra, por dois dias antes do acoplamento.

Shkaplerov, Kanai e Tingle se juntarão a Alexander Misurkin, da Roscosmos, e a Mark Vande Hei e Joe Acaba, da NASA, que estão a bordo do posto orbital desde setembro.

Câmeras a bordo mostraram membros da tripulação fazendo gestos positivos após o lançamento. Também visível foi um brinquedo de cachorro empalhado escolhido pela filha de Shkaplerov para ser o indicador de gravidade zero da espaçonave.

A Soyuz estava em órbita em segurança cerca de 10 minutos após o lançamento.

Redator

Edilson Félix é redator e co-fundador do TecnoGames Brasil. Vive constantemente conectado no mundo da tecnologia, surfando na onda das novidades.