• Facebook
  • Instagram
  • Twitter
Cientistas criam concreto moldável que pode resistir a terremotos

Cientistas criam concreto flexível que pode resistir a terremotos

Por

08/03/20 às 11:09

Uma nova mistura de concreto está a caminho, é melhor que o atual e pode resistir a terremotos. Um grupo de cientistas da universidade de Tecnologia de Swinburne, em Melbourne, criaram um novo tipo concreto que é flexível e pode ajudar a evitar a queda de edifícios e demais estruturas durante um terremoto.

O novo concreto que pode substituir o concreto tradicional usa uma mistura de fibras sintéticas com cinzas volantes, tem baixa quantidade de carbono e usa 36% menos energia pra ser produzido e ainda é bom para o meio ambiente, já que emite 76% menos dióxido de carbono em comparação com o concreto convencional feito de cimento.

O Dr. Nematollah, um dos responsáveis pelo desenvolvimento desse feito, afirma que o novo concreto é 400 vezes mais flexível do que o concreto tradicional. Isso é graças as fibras de polímero presente no concreto que em vez de quebrar em caso de terremoto, sofrerão apenas pequenas fraturas.

Essa alternativa ao concreto tradicional é muito importante para o mundo da construção. Provavelmente os cientistas farão mais testes e ainda não disseram quando o novo concreto poderá ser utilizado comercialmente.

O vídeo abaixo mostra primeiro o concreto tradicional quebrando com facilidade, enquanto que no segundo teste, o novo concreto se curva, mas não quebra. É incrível.

Deixe seu comentário