• Facebook
  • Instagram
  • Twitter
Painéis solares poderão produzir energia mesmo se estiver a noite

Painéis solares poderão produzir energia mesmo se estiver a noite

Por

06/02/20 às 15:32

Os painéis solares são muito eficientes de dia, eles absorvem a luz solar pra gerar eletricidade, mas quando cai a noite se tornam inúteis. No entanto, parece que já há uma solução em que esses painéis poderão produzir energia mesmo se estiver a noite.

O feito incrível é do Jeremy Munday que é Professor de engenharia elétrica e de computadores da Universidade da Califórnia, ele conseguiu fazer com que as placas solares gerem energia a noite usando células termodiativas que podem aquecer enquanto apontam para o céu noturno. A células irradiam calor como se fosse luz infravermelha.

Jeremy Munday disse que “uma célula solar regular gera energia absorvendo a luz solar, o que faz com que a tensão apareça através do dispositivo e a corrente flua. Nestes novos dispositivos, a luz é emitida e a corrente e a tensão vão na direção oposta, mas você ainda gera energia. Você tem que usar materiais diferentes, mas a física é a mesma. ”

A invenção do professor ainda precisa de combustíveis fosseis para o aquecimento, mas isso seria feito de maneira sustentável sem emissão exagerada no meio ambiente.

Só que há muito trabalho a se fazer, mais testes serão realizados e a invenção de Munday produz somente metade da energia de um painel solar tradicional. Quem sabe futuramente não precisaremos tanto do sol pra gerar energia com esses painéis.

Deixe seu comentário