Governo indiano quer que o WhatsApp crie uma maneira de conter notícias falsas

Sabia que as notícias falsas, também conhecida como Fake News podem se espalhar por vários meios, inclusive até em redes sociais. Elas são principalmente distribuídas por meio de aplicativos de mensagens como o WhatsApp, onde os usuários simplesmente encaminham e transmitem as notícias falsas aos seus contatos com o toque de um botão. Mas essas ações está causando grandes transtornos em várias partes do mundo, e agora governos de países como a Índia quer que o WhatsApp crie maneiras para combater esse problema.

“O Ministério de Eletrônica e Tecnologia da Informação da Índia emitiu comunicados para o WhatsApp, informando que eles precisam apresentar soluções eficazes que possam trazer responsabilidade e facilitar a aplicação da lei, além de rotular os remetentes e eliminar notícias falsas”.

Pouco tempo atrás o WhatsApp apresentou várias maneiras diferentes de tentar conter a disseminação de notícias falsas e spam. Uma dessas formas era limitar o número de pessoas para as quais uma mensagem poderia ser encaminhada. Isso, em teoria, impediria que boatos e notícias falsas fossem espalhados rapidamente, só que o método não é tão eficaz.

O App terá que apresentar outras fomas que de fato funcione e impeça a disseminação de notícias falsas.

Redator

Edilson Félix é redator e co-fundador do TecnoGames Brasil. Vive constantemente conectado no mundo da tecnologia, surfando na onda das novidades.