Shenzhen possui a primeira frota de ônibus totalmente elétrica do mundo

Shenzhen possui a primeira frota de ônibus totalmente elétrica do mundo

Por

14/12/18 às 09:46

Shenzhen é uma das maiores cidades da China. É um centro de negócios, que tem o objetivo de se tornar um líder global no futuro. A cidade também está se destacando por outros aspectos. Shenzhen tem agora a maior frota de ônibus totalmente elétrica do mundo. Todos os 16.000 ônibus desta megacidade são totalmente elétricos.

Dizia-se há muito tempo atrás que os ônibus a diesel era quem governavam a estrada. Você podia ouvi-los descendo a estrada devido àquele grunhido característico de um grande motor a diesel e também poderia senti-los, já que a fumaça anunciava sua chegada.

Hoje pode-se dizer que isso é coisa do passado, já que os ônibus foram substituídos pela primeira frota totalmente elétrica do mundo. O bom é que são significativamente mais silenciosos e não geram emissões.

“Descobrimos que os ônibus são tão silenciosos que as pessoas podem não ouvi-los”, disse o vice-gerente geral do Shenzhen Bus Group, Joseph Ma. Ele acrescentou que a maior empresa de ônibus da cidade recebeu pedidos para adicionar algum ruído artificial para que as pessoas possam ouvi-los. Disse ainda que a empresa está avaliando a proposta pra ver o que pode ser feito de imediato.

De acordo com as estimativas da empresa, a frota de ônibus totalmente elétrica permitiu que eles conservassem 160.000 toneladas de carvão por ano e reduzissem as emissões anuais de CO2 em 440.000 toneladas. Sem mencionar que a conta de combustível foi cortada significativamente também.

A cidade também quer que todos os táxis sejam totalmente elétricos.

Quem sabe essa iniciativa seja um passo para que outras cidades do mundo adotem essas tecnologias de sustentabilidade e ajude a melhorar cada vez mais o ar que respiramos.

Deixe seu comentário