Pesquisadores desenvolvem aplicativo que pode detectar anemia tirando foto das unhas

A anemia é uma das doenças de sangue mais comuns no mundo, onde se estima que ela afete cerca de 2 bilhões de pessoas. Para aqueles que não sabe basicamente o que é, é a falta de glóbulos vermelhos ou hemoglobina no sangue e como resultado, aparecem alguns sintomas, como fadiga, fraqueza, falta de ar e assim por diante.

Anteriormente para testar a anemia, os pacientes teriam que passar por um exame de sangue invasivo para determinar quais eram seus níveis de hemoglobina, mas graças a pesquisadores da Emory University, esse diagnóstico pode ser mais rápido, devido a criação de um aplicativo móvel multiplataforma que aparentemente pode detectar a anemia tirando uma única foto de suas unhas.

Basicamente os usuários devem apontar suas unhas para a câmera, o aplicativo fará a captura da foto e logo em seguida analisará a imagem. O App é inteligente o suficiente para ignorar o flash da câmera e, com base na cor de suas unhas, será capaz de determinar os níveis de hemoglobina nos quais você pode usar para determinar se pode ter anemia ou não.

É claro que este teste não garante necessariamente que você tenha anemia, mas dada a rapidez com que funciona e o quão não invasivo é, torna mais fácil para as pessoas se testarem em casa e na dúvida consultar um médico para um diagnóstico mais preciso. Infelizmente, por enquanto o aplicativo não está disponível para o público.

Mas dado o interesse em desenvolver ferramentas médicas acessíveis e não invasivas, não ficaríamos surpresos se empresas como a Apple resolvesse incluir esse recurso em seus futuros iPhones.

Redator

Edilson Félix é redator e co-fundador do TecnoGames Brasil. Vive constantemente conectado no mundo da tecnologia, surfando na onda das novidades.