Esta cadeira de rodas com base em IA pode ser controlada usando expressões faciais

Cadeiras de rodas, geralmente são usadas por pessoas que não podem se locomover normalmente. Pra tentar mudar esse fato e tentar dar mais liberdade para aqueles que dependem desse veiculo, pesquisadores de diversos meios, sempre inovam trazendo tecnologias pra facilitar a vida dos cadeirantes. Umas das pesquisas recém desenvolvida usa inteligência artificial ​​para controlar uma cadeira de rodas, a Intel e a Hoobox Robotics são as responsáveis pela aplicação dessa tecnologia.

Trabalhando juntos em uma parceria, as empresas desenvolveram um sistema chamado Wheelie 7, que tira proveito da IA, e permitirá ao usuário da cadeira de rodas controlá-lo usando nada mais do que suas expressões faciais. Os usuários podem definir quais expressões faciais eles querem usar para controlar a cadeira de rodas, e é ai que entra a IA, onde usará algoritmos para processar dados em tempo real para direcionar o movimento da cadeira de rodas.

Essas expressões faciais serão capturadas e registradas usando a câmera de profundidade 3D RealSense da Intel, que é ficará na frente da cadeira de rodas. Também é dito que ela é capaz de capturar e reconhecer expressões faciais tanto na luz solar quanto na iluminação fraca, então usá-la à noite não será problema.

Até agora, a tecnologia está sendo testada por mais de 60 pessoas nos EUA. Segundo o Dr. Paulo Pinheiro, co-fundador e CEO da HOOBOX Robotics, “O Wheelie 7 é o primeiro produto a usar expressões faciais para controlar uma cadeira de rodas. Isso requer precisões incríveis, e isso não seria possível sem a tecnologia da Intel. Estamos ajudando as pessoas a recuperar sua autonomia ”.

 

Redator

Edilson Félix é redator e co-fundador do TecnoGames Brasil. Vive constantemente conectado no mundo da tecnologia, surfando na onda das novidades.