Região de Paris vai lançar a maior frota de bicicletas elétricas do mundo

As scooters elétricas estão sendo implantadas nas principais cidades em todo o mundo por estados e startups para reduzir o congestionamento e a poluição. A região de Paris vai dar um passo semelhante como parte de um esquema financiado pelo estado que terá como objetivo fazer com que as pessoas pedalem para seus chegar a destinos.

A agência regional de transportes Ile-de-France Mobilités fornecerá cerca de dez mil bicicletas elétricas para locação de longo prazo. A frota será expandida para até 20.000 bicicletas, o que tornará o maior programa de aluguel de bicicletas elétricas do mundo.

O serviço, batizado de “Veligo”, promoverá o transporte de bicicletas, que atualmente representa apenas 1,6% das viagens diárias na região de Ile-de-France. O serviço será executado por uma joint venture e a Transdev, uma empresa de transporte local. Mais de US$ 127 milhões foram orçados para o serviço.

A Veligo complementará o programa de aluguel de bicicletas Velib, disponível em Paris. Na verdade, ele serviu de modelo para o compartilhamento de bicicletas em todo o mundo, mas não está indo bem desde que uma nova empresa assumiu o comando no início deste ano. Apenas metade dos 20.000 novos Velibs prometidos estão atualmente em operação.

A Veligo será diferente do Velib, uma vez que permitirá o aluguel por longa duração. O Velib só permite aluguel por hora e as bicicletas devem ser ancoradas nas estações de beira de estrada. Já a Veligo permitirá que os usuários fiquem com as bicicletas pagando uma até uma mensalidade por mês, que será por volta de 40 euros.

É mais uma opção de mobilidade que fará com as pessoas cheguem rápido aos seus destino através de energia limpa sem poluir o planeta.

Redator

Edilson Félix é redator e co-fundador do TecnoGames Brasil. Vive constantemente conectado no mundo da tecnologia, surfando na onda das novidades.