• Facebook
  • Instagram
  • Twitter
Carregador sem fio desenvolvido por pesquisadores promete recarga de carros elétricos em apenas 15 minutos

Pesquisadores desenvolvem carregador sem fio para carros elétricos com recarga em 15 minutos

Por

28/10/18 às 20:40

Pesquisadores do Laboratório Nacional de Oak Ridge (ORNL), órgão ligado ao Departamento de Energia dos EUA, apresentaram um sistema de carregamento sem fio para carros elétricos que faz uma recarga quase completa do veículo em poucos minutos. Esse grande avanço promete reduzir o tempo de carregamento de um carro elétrico que leva até oito horas ou mais pra concluir a recarga para somente alguns minutos.

O sistema sem fio transmite potência de 120 kW com uma eficiência de 97%, o que é comparável aos carregadores convencionais de alto desempenho de cabo. Durante a demonstração de laboratório, a energia foi transferida por um intervalo de ar de 15 cm entre as duas bobinas magnéticas que formavam o transmissor e o receptor. Para alcançar 120 kW, a ORNL desenvolveu um novo design de bobina que foi otimizado usando os mais recentes dispositivos eletrônicos de carboneto de silício para criar um sistema leve e compacto sem aquecimento.

Carregador sem fio desenvolvido por pesquisadores promete recarga de carros elétricos em apenas 15 minutos

A arquitetura do sistema retira energia da rede e a transforma em uma corrente alternada de alta freqüência que gera um campo magnético que transmite energia através de um intervalo de ar. Assim que a energia é transferida para a bobina secundária, ela é novamente convertida em CC e armazenada nas baterias do veículo.

Os cientistas, no entanto, planejam desenvolver e criar um outro sistema que forneça de 350 a 400 quilowatts e encurte o tempo de carregamento de veículos elétricos para 15 minutos ou menos. Eles estão atualmente explorando opções para aumentar a transferência de energia para 200 ou 350 kilowatts afim de aprimorar a tecnologia de carregamento sem fio dinâmico.

Já o sistema dinâmico permite o carregamento automático de veículos elétricos usando as placas de recarga sem fio instaladas sob as rodovias.

Deixe seu comentário