Robô “Atlas” da Boston Dynamics já dominou até o parkour

A Boston Dynamics divulgou um novo vídeo revelando a nova capacidade do robô Atlas de eliminar obstáculos e pular como um especialista em parkour. Tudo isso é graças a combinação de software de visão e controle computadorizado em tempo real, que equilibra pernas, braços e tronco. A empresa afirmou que o Atlas é um dos robôs mais impressionantes já desenvolvidos.

É alucinante pensar que foi há apenas cinco anos que apresentamos à primeira iteração completa do robô Atlas. Naquela época, ficamos maravilhados com a visão de um robô humanóide que podia andar sozinho, ainda que preso a uma fonte de energia separada e com o andar de bêbado.

Em 2015, a corrente foi removida e o robô Atlas conseguiu andar livremente. Desde então, o progresso do robô tem sido verdadeiramente notável, com a Boston Dynamics compartilhando vídeos periodicamente à medida que uma nova habilidade foi adquirida. Primeiro, o Atlas dominou a arte do balanceamento e, no final de 2017, foram divulgadas imagens impressionantes do robô aprendendo a completar um backflip.

As grandes inovações de 2018 para o Atlas parecem estar mais voltado para o robô aprender a navegar em terrenos complicados em tempo real. No início deste ano, vimos um vídeo mostrando o robô correndo pela floresta, movendo-se facilmente através de paisagens irregulares ao ar livre. E agora, vemos o Atlas subindo suavemente os degraus e pulando os troncos.

O robô Atlas continua o seu progresso e onde tudo isso levará ainda é desconhecido neste estágio. Apesar da Boston Dynamics ter sido vendida pela empresa-mãe do Google, a Alphabet, à empresa japonesa SoftBank por uma quantia não revelada em 2017, não há indicações sobre a direção que o desenvolvimento do robô está tomando. Nenhum resultado comercial ou privado jamais foi divulgado, então, neste ponto, parece que os engenheiros ainda estão simplesmente trabalhando para fazer com que o robô humanóide seja cada vez mais móvel. E no ritmo que eles estão progredindo é difícil imaginar o que este robô será capaz de fazer daqui a cinco anos.

Confira as impressionantes habilidades de parkour do robô Atlas no novo vídeo abaixo.

Redator

Edilson Félix é redator e co-fundador do TecnoGames Brasil. Vive constantemente conectado no mundo da tecnologia, surfando na onda das novidades.