Luz azul da tela de smartphones e tablets podem causar degeneração na retina, diz estudo

Você fica várias horas nos smartphones, laptops e tablets? Sabia que a luz azul emitida por esses dispositivos digitais pode afetar a retina do olho e em casos mais extremos podendo levar até a cegueira com o tempo, de acordo com um estudo recente.

Isso é devido a degeneração macular, que é uma doença ocular incurável que resulta em perda significativa de visão, essa doença começa a aparecer em pessoas com idade na faixa dos 50 e 60 anos, as células fotorreceptoras da retina começam morrer aos poucos e a partir dai a visão fica cada vez comprometida chegando até a perda total muitos casos extremos.

Os resultados de um estudo recente mostraram que a exposição à luz azul faz com que a retina desencadeie reações que geram moléculas químicas venenosas para as células fotorreceptoras.

“Estamos sendo expostos à luz azul continuamente, e isso está afetando aos poucos a córnea e a lente do olho, já que ambas não conseguem  bloquear ou refletir essa luz”, disse Ajith Karunarathne, professor assistente da Universidade de Toledo, em Ohio, EUA.

“Muita gente sempre fala do mal que a luz faz para o nosso olhos, então não é nenhum segredo saber que ela prejudica a nossa visão”, acrescentou.

E também ele sugeriu, que para proteger os olhos da luz azul, o bom é evitar ficar tanto tempo olhando para telas de smartphones e tablets no escuro.

Redator

Edilson Félix é redator e co-fundador do TecnoGames Brasil. Vive constantemente conectado no mundo da tecnologia, surfando na onda das novidades.