Como configurar uma VPN no Windows 10

Muita coisa já está sendo feita nos dias atuais pra manter a privacidade e a segurança online dos dados, mas você nunca deve se descuidar e procurar sempre ter uma camada extra de proteção.

É aí que entra a VPN : abreviação de Virtual Private Network, uma VPN é um aplicativo que cria um túnel seguro entre o seu dispositivo e cada site que você visita.

Ao oferecer a você a opção de se conectar a um local virtual em outra cidade, estado ou mesmo país, você pode ocultar sua localização física, pois assume essencialmente a identidade de uma rede em outra área.

Mais do que isso, as VPNs oferecem uma camada extra de anonimato ao criptografar toda a sua rede, o que é um ótimo recurso se você estiver navegando em rede pública ou conectando-se a uma rede desprotegida.

Como tudo que você faz on-line está relacionado ao seu endereço IP (protocolo de internet), uma VPN oferece uma maneira fácil e segura de navegar anonimamente.

Agora veja uma maneira de configurar uma VPN no Windows 10

No windows 10 já existe o cliente de VPN interno da Microsoft, mas não significa realmente que o sistema operacional vem com sua própria VPN. Em vez disso, é só uma maneira fácil de te ajudar a instalar e configurar um serviço VPN que você já possui.

Comece clicando no botão Iniciar e, em seguida, vá para Configurações.

A partir daí, clique em Rede e Internet, navegue até o ícone da VPN e clique em Adicionar uma conexão VPN.

Agora você será solicitado a inserir os detalhes da sua VPN. Esta informação é normalmente encontrada na sua página de download, embora possa variar dependendo do seu serviço.

Comece clicando na caixa Provedor VPN e selecione Windows (built-in). Em Nome da conexão, insira o nome da sua VPN (pode ser qualquer nome) e digite o endereço da sua VPN (que depende da VPN que você está usando).

Para o Tipo de VPN, você precisará verificar quais tipos de conexões VPN seu aplicativo usa. A maioria dos provedores de VPN oferece uma ou todas as seguintes conexões: PPTP, OpenVPN, L2TP / IPSec ou SSTP. Se você não souber qual inserir, tente cada um deles até que sua conta seja confirmada.

Em seguida, na seção Tipo de informações de login, insira o nome de usuário e a senha da sua conta VPN, que geralmente podem ser encontrados na sua confirmação de inscrição. Feito isso, clique em Salvar e saia da janela Configurações.

Se configurado corretamente, você poderá acessar sua conexão VPN no painel de configurações Rede e Internet.

Redator

Edilson Félix é redator e co-fundador do TecnoGames Brasil. Vive constantemente conectado no mundo da tecnologia, surfando na onda das novidades.