Empresa chilena desenvolve sacola não plástica que se dissolve na água

Ainda há muito a ser feito para combater a poluição por plásticos. Os produtos a base desse material continuam a poluir os mares e rios em todo o mundo até hoje. Só que parece que uma empresa chilena já tem uma solução para isso. Inventaram um sacola não plástica, livre de derivados de petróleo, que se dissolve na água.

A empresa chilena Solubag apresentou uma solução que usa hidrogênio, carbono e um polímero sintético para produzir uma sacola que não usa nenhum plástico. Sem esse material em sua composição, a sacola se dissolve rapidamente em água fria e não levará anos para se desintegrar, assim como suas contrapartes plásticas.

A empresa trabalhou com um parceiro na China pra desenvolver essa invenção. Ela patenteou a matéria-prima e um modelo de utilidade para diferentes tipos de sacolas. O conceito de solubilidade em água por trás deste produto também foi patenteado pela empresa.

Roberto Astete e Christian Olivares, da Solubag, começaram a pesquisar por alternativas pra substituir os sacos de plástico há muitos anos átras. Mais tarde, depois de fazer algumas descobertas, eles se uniram com a empresa chinesa Polye Materials.

A dupla acrescentou que a sacola que eles inventaram está livre de contaminantes, o que facilita a dissolução do material na água. Caso a invenção ganhe escala de produção, poderá futuramente fazer avançar o esforço para reverter a poluição da água.

Redator

Edilson Félix é redator e co-fundador do TecnoGames Brasil. Vive constantemente conectado no mundo da tecnologia, surfando na onda das novidades.