Duas feras da AMD estão a caminho

O AMD Threadripper 2 chegará em breve ao mercado. São os processadores de consumo mais poderosos da AMD, verdadeiras feras que não apenas se destacam pelo número de núcleos e threads, mas pela frequência de cada um desses núcleos.

Em 2017, com a estreia da arquitetura ZEN, a AMD decidiu lançar duas famílias de processadores. O que vimos primeiro foi o Ryzen, que, apesar de alguns problemas com o gerenciamento de memória, funcionavam muito bem. Na verdade, já temos a segunda geração, com melhorias já incluídas.

Por outro lado, a AMD lançou o Threadripper, grandes processadores focados para o uso profissional. Agora, temos o Threadripper 2 que irá melhorar essa experiência com a adição de mais núcleos.

Quando a AMD reduziu significativamente o preço da primeira geração do Threadripper, já suspeitávamos que os novos modelos estavam a caminho. Agora sabemos que eles serão lançados no dia 13 de agosto, onde a AMD vai disponibilizar para o mercado os modelos Ryzen Threadripper 2990X e o  Threadripper 2950X , cada um provavelmente com duas CPUs embutidas pra bater de frente com a Intel no segmento de superprocessadores.

O Threadripper 2990X terá núcleos de 32 e 64 segmentos com uma TDP de 250 W, acoplada com uma placa de base X399 tomada TR4. A frequência deverá ser de 3,4 GHz com um aumento que deve chegar até 4,0 GHz.

Já o modelo Threadripper 2950X, chegará com 24 núcleos acompanhado de 48 segmentos, a frequência não foi divulgada.

Como é apenas rumores, esperamos que a AMD confirme os dados dos processadores e, acima de tudo, o preço. De acordo com um site, o Threadripper 2990X custará cerca de € 1.500, bastante “barato” se levarmos em conta o desempenho do processador. Sobre o Threadripper 2950X não temos detalhes ainda.

Redator

Edilson Félix é redator e co-fundador do TecnoGames Brasil. Vive constantemente conectado no mundo da tecnologia, surfando na onda das novidades.