Painéis solares repletos de bactérias absorve o sol mesmo em dias nublados

Os organismos microscópicos foram algumas das primeiras coisas a explorar o Sol em busca de energia, por isso serão usados para produzir mais energia solar. Pesquisadores da Universidade da Columbia Britânica (UBC) desenvolveram uma nova maneira de construir painéis solares contendo bactérias, que são mais eficientes do que sistemas semelhantes e podem até mesmo trabalhar em dias nublados e escuros.

Normalmente, para tornar as células solares “biogênicas” fora dos organismos vivos, um corante é extraído de bactérias que lhes permitem fotossintetizar a luz. Mas infelizmente, esse processo pode ser complexo e pode exigir solventes tóxicos.

Assim, a equipe da UBC usou uma alternativa enganosamente simples: as próprias bactérias. Primeiro, eles a criaram geneticamente e, a partir dai produziram um corante chamado licopeno, que é naturalmente eficaz na realização da fotossíntese. Em seguida, as bactérias foram revestidas em um material semicondutor e aplicadas em uma placa de vidro.

Expondo o dispositivo à luz, a equipe conseguiu registrar uma densidade de corrente de 0,686 miliamperes por cm2, quase o dobro do que normalmente alcança os painéis solares convencionais. A equipe também disse que o painél solar com bactérias pode trabalhar com a mesma eficiência usando pouca luz, o que poderia expandir sua utilidade para partes menos ensolaradas do mundo.

“Registramos a maior densidade de corrente para uma célula solar biogênica”, diz Vikramaditya Yadav, principal pesquisador do projeto. “Esses materiais híbridos que estamos desenvolvendo podem ser fabricados de forma econômica e sustentável, e, com otimização suficiente, poderiam ter desempenho comparável aos painéis solares convencionais”.

No momento este protótipo ainda está em desenvolvimento e caso seja lançado, no futuro, esses painéis solares movidas a bactérias poderiam competir com os painéis solares convencionais.

Redator

Edilson Félix é redator e co-fundador do TecnoGames Brasil. Vive constantemente conectado no mundo da tecnologia, surfando na onda das novidades.