Quadcopter ATLIS é autônomo e pode voar até 160 Km/h

A Aergility da Flórida passou os últimos anos desenvolvendo e testando um novo tipo de aeronave com decolagem e aterrissagem vertical no estilo (VTOL) chamada ATLIS. O avião autônomo e sem asas está sendo projetado para voar a 160 km/h por centenas de quilômetros com um único tanque de gasolina, utilizando um sistema proprietário de controle e elevação chamado autorrotação gerenciada.

Quadcopter ATLIS é autônomo e pode voar até 160 Kmh

O ATLIS VTOL possui um conjunto de oito rotores elétricos que fornece sustentação e controle, e também um motor na parte traseira para dar o impulso para a frente. Enquanto está no ar, este “quadcopter muito pouco convencional” faz uso de algo que a Aergility está chamando de autorotação gerenciada.

Quadcopter ATLIS é autônomo e pode voar até 160 Kmh

O fundador e CEO da empresa, Jim Vander Mey, disse ao General Aviation News que o sistema de patente pendente usa um controlador de vôo para gerenciar as rotações dos rotores. O aumento é conseguido ao ligar todos os rotores ao mesmo tempo, enquanto dispara os rotores selecionados e, ao mesmo tempo, reduz a velocidade de outros. A frenagem de Regen é usada para recuperar a energia gasta durante a decolagem e a aterrissagem, o que significa que “não há energia elétrica consumida ao longo do vôo”.

Quadcopter ATLIS é autônomo e pode voar até 160 Kmh

O Quadcopter será feito de fibra de carbono, garantindo assim uma maior leveza e resistência, os braços do rotor provavelmente serão feito do mesmo material também.

Quadcopter ATLIS é autônomo e pode voar até 160 Kmh

E depois de passar milhares de horas em simulação por computador, a equipe de projeto da Aergility e a Watts Innovations construíram um protótipo com materiais de fibra de carbono e alumínio e iniciaram testes de voo.

Veja o protótipo em ação no vídeo abaixo:

Redator

Edilson Félix é redator e co-fundador do TecnoGames Brasil. Vive constantemente conectado no mundo da tecnologia, surfando na onda das novidades.