Cartões SD podem em breve conter 128 TB de armazenamento

A SD Association anunciou uma nova especificação de cartão que deve aumentar o armazenamento máximo em cartões SD para 128 terabytes e fornecer velocidades de transferência de dados muito mais rápidas, de até 985 megabytes por segundo.

No momento, o espaço máximo de armazenamento em um cartão SD é de 2 TB, e esse limite foi prometido em 2009 , mas ainda não foi atingido. Em 2016, a SanDisk revelou um protótipo de cartão SD de 1 terabyte que o tornaria o maior do mundo, mas ainda não está disponível para compra. Na época, a SanDisk disse que o avanço era necessário para combinar com formatos cada vez maiores, como os vídeos 4K e a realidade virtual. No entanto, a criação de cartões SD com grandes quantidades de armazenamento ainda é proibitiva em termos de custos, porque quanto maior o armazenamento, mais caro será um cartão SD, um de 512GB da SanDisk custava na época do lançamento cerca US$ 800 e, embora tenha caído de preço, ainda custa cerca de US$ 300.

As novas velocidades, chamadas SD Express, chegaram a todos os tipos de cartões, mas o alto armazenamento chamado de cartão SD Ultra ainda é uma novidade. Dado o quão lento está o progresso em relação aos cartões de 2TB, não há como dizer quanto tempo levará até que os fabricantes atinja esses altos indíces de armazenamento, mas como os vídeos de alta resolução estão ficando cada vez maior, já é um bom motivo para às empresas investir mais.

Redator

Edilson Félix é redator e co-fundador do TecnoGames Brasil. Vive constantemente conectado no mundo da tecnologia, surfando na onda das novidades.