Qualcomm vai lançar Snapdragon 1000 pra competir com a Intel no mercado de PCs

A Qualcomm tem trabalhado com a Microsoft no desenvolvimento de uma plataforma chamado “PCs Sempre Conectados” que são alimentados por seus chips Snapdragon, as empresas dizem que a ênfase desses novos produtos é a conectividade, onde se aproveitará o modem x16 LTE do Snapdragon 835, ou seja, os usuários não vão apenas depender do Wi-Fi pra se conectar à internet e assim os computadores ficaram online mesmo quando estiverem no modo standby, permitindo o retorno rápido de um determinado trabalho quando o usuário querer a usá-lo novamente.

Mas parece que a Qualcomm tem um grande interesse em entrar de vez no mercado de PC, e provavelmente trará um Snapdragon mais poderoso.

Um novo relatório sugere que a empresa está desenvolvendo um chip chamado Snapdragon 1000, no qual a empresa pretende competir com a Intel no mercado de PCs. Alguns detalhes do Snapdragon 1000 surgiram, e dizem que ele foi feito especificamente para PCs, e competirá com os processadores de baixo custo da série Y e U da Intel.

O relatório ainda menciona que o Snapdragon 1000 será maior do que os chips anteriores da Qualcomm que ela forneceu para a plataforma de PCs sempre conectados. Ele usará a nova arquitetura Cortex-A76 da ARM para oferecer melhorias de desempenho, mantendo a economia de energia. Aparentemente, ele consome 12W de energia para todo o SoC .

A Qualcomm desenvolveu uma plataforma de testes baseada no Snapdragon 1000 com até 16 GB de RAM LPDDR4X e dois módulos de memória de 128 GB conectados por meio do UFS 2.1. A plataforma também possui WLAN Gigabit e um novo chip de gerenciamento de energia para maior eficiência.

Se o relatório for preciso, o Snapdragon 1000 será o primeiro SoC da Qualcomm construído desde o início para PCs. Mas até agora não se sabe se as inforamções são verídicas ou apenas rumores, pois a Qualcomm ainda não confirmou e nem negou nada sobre o Snapdragon 1000.

Redator

Edilson Félix é redator e co-fundador do TecnoGames Brasil. Vive constantemente conectado no mundo da tecnologia, surfando na onda das novidades.