Pesquisadores do MIT criam transmissor sem fio para impedir hackers de roubar dados

Pesquisadores do MIT descobriram uma maneira de impedir que hackers tentem roubar dados de sinais sem fio. Eles criaram um transmissor que move os pacotes de dados entre diferentes freqüências de rádio com rapidez suficiente para manter os hackers à distância.

Normalmente, esse método, conhecido como salto de frequência, envia cada pacote de dados por um canal de rádio aleatório. Esses pacotes geralmente contêm milhares de bits, e pacotes maiores se movem com lentidão suficiente para permitir que hackers os interceptem. O transmissor do MIT, no entanto, vai um passo além; Ele salta cada bit individual aleatoriamente a cada microssegundo em 80 canais diferentes, o que é muito rápido e de baixo nível para os hackers acompanharem. Os pesquisadores também desenvolveram um tipo diferente de protocolo sem fio (ou seja, um novo tipo de WiFi ou Bluetooth) para suportar o rápido salto de freqüência.

O dispositivo receptor precisa entender como os dados estão sendo enviados para ele, de forma que o dispositivo de envio compartilhe uma chave antes de transmitir os bits. O dispositivo receptor pode então entender como os dados estão sendo divididos e juntá-los, mas qualquer hacker em potencial não o fará – então, para eles, tentar pescar os dados fora do ar agora é quase impossível. Os cientistas estão apresentando um artigo sobre o transmissor no Simpósio de Circuitos Integrados de Radiofrequência do IEEE, que começa neste final de semana.

À medida que o número e os tipos de dispositivos conectados se expandem rapidamente, está se tornando ainda mais importante proteger os dados que eles estão transmitindo. Os pesquisadores notaram que o transmissor poderia proteger dispositivos médicos, como marca-passos e bombas de insulina, de ataques, por exemplo. A tecnologia também pode “proteger medidores inteligentes que leiam utilitários domésticos, controlam o aquecimento ou monitoram a rede”. Dado que os hackers atacaram as redes de energia e outros recursos públicos, isso poderia ser um desenvolvimento importante para desativá-los. A notícia do transmissor segue outro trabalho recente do MIT sobre dados sem fio, como uma maneira de dar aos drones e carros autônomos as informações mais atuais possíveis.

Redator

Edilson Félix é redator e co-fundador do TecnoGames Brasil. Vive constantemente conectado no mundo da tecnologia, surfando na onda das novidades.