• Facebook
  • Instagram
  • Twitter
Facebook encerra parceria de compartilhamento de dados com a Huawei

Facebook encerra parceria de compartilhamento de dados com a Huawei

07/06/18

O New York Times informou recentemente sobre uma parceria de compartilhamento de dados entre o Facebook e a Huawei. O relatório mencionou que o acordo entre as empresas data de 2010 e forneceu à Huawei acesso especial aos dados dos usuários do Facebook. A parceria fez parte dos esforços do Facebook para permitir que fabricantes de smartphones construíssem experiências semelhantes às do Facebook e tornassem os serviços da rede social mais convenientes para os usuários. O Facebook disse que vai encerrar sua parceria de compartilhamento de dados com a Huawei.

O acordo foi referido como “prática padrão da indústria” por um representante do Facebook. A Huawei não é a única empresa chinesa com a qual o Facebook teria tal acordo, a Lenovo, a Oppo e a TCL também estão na lista.

É a parceria da empresa com a Huawei que está causando muitas críticas. A Huawei é frequentemente citada como uma preocupação de segurança por agências governamentais, como o FBI e a NSA. A Huawei negou repetidas vezes que os seus dispositivos permitem ao governo chinês espionar seus usuários, mas o argumento nunca influenciou as agências norte-americanas.

“Integrações do Facebook com a Huawei, Lenovo, OPPO e TCL foram totalmente controlado”, disse Francisco Varela, vice-presidente de parcerias móveis do Facebook, disse em um comunicado, acrescentando ainda que a empresa quer esclarecer que os dados dessas integrações com a Huawei foram armazenados no dispositivo e não nos servidores deles.

“A Huawei nunca coletou ou armazenou dados de usuários do Facebook”, disse a empresa chinesa em seu próprio comunicado. Apesar de ter acordos semelhantes com outros fabricantes, o Facebook já disse que vai encerrar sua parceria com a Huawei até o final desta semana.

Deixe seu comentário