Scanner com inteligência artificial consegue distinguir itens falsos no meio dos originais

A IBM desenvolveu uma tecnologia chamada Crypto Anchor Verifier, que trabalha juntamente com um software de inteligência artificial. É uma lente interna que foi desenvolvida para exibir objetos no tamanho de um único mícron. Graças à inteligência artificial, o sistema consegue explorar além das estrutura dos produtos e detectar se tal item é falso ou verdadeiro.

Por exemplo, pode distinguir entre vinho barato e caro, consegue indentificar se um azeite é realmente extra-virgem, detecta falsificação de drogas e também diamantes, o scanner consegue ver até um ponto, onde a visão humana não consegue. Mas o dispositivo ainda está em fase de teste, e sendo aos poucos aprimorado.

Futuramente podemos se beneficiar com essa tecnologia, que poderá ser usada, por exemplo, para verificar a autenticidade dos passaportes, analisando o papel, ou até mesmo detectar a qualidade da água.

 

Redator

Edilson Félix é redator e co-fundador do TecnoGames Brasil. Vive constantemente conectado no mundo da tecnologia, surfando na onda das novidades.