Como fazer um backup do disco rígido do PS4

Por

28/05/18 às 16:27

Geralmente no disco rígido do PlayStation 4, mantemos todos os tipos de dados. Os mais importantes são os jogos, mas também há vídeos, fotos, mensagens, downloads e muitas outras coisas. Só que tantos conteúdos armazenado uma hora pode desaparecer e pra não correr esse risco, veja como fazer um backup do disco rígido do PS4.

Algumas preparações
Como já dissemos, pode-se fazer o backup do PS4 em qualquer dispositivo externo conectado via USB, pode ser discos rígidos externos, um pendrive, um SSD ou o que você quiser. A única condição é que tenha o formato FAT32 ou exFAT para o armazenamento. Se você não tiver certeza do formato que está o dispositivo, reformate-o e selecione um desses formatos acima.

E não é preciso dizer … mas o disco de destino deve ser maior que o disco rígido do seu PS4.

Como fazer um backup do disco rígido do PS4

Se você não tiver uma conta na PlayStation Network (por exemplo, se acabou de comprar o console), abra uma e faça o login antes de fazer o backup. Dessa forma, você pode usá-lo para restaurar a cópia em um console diferente (se o atual estiver danificado). Sem uma conta da PSN, só poderá restaurar a cópia no mesmo console.

Antes de iniciar o backup do disco rígido do PS4, inicie o console, entre na seção Troféus, pressione o botão Opções no gamepad e escolha a opção Sincronizar com a PlayStation Network.

Como fazer um backup do disco rígido do PS4

Se houver mais usuários registrados no console, você precisará repeti-los com todos eles. É uma rotina de segurança para evitar a perda de troféus se algo acontecer durante o processo de backup .

O backup
Com o cabo USB já conectado no dispositivo onde será armazenado os dados do PS4, vá para Cópia de segurança e restauração.

Como fazer um backup do disco rígido do PS4

Clique em Criar copia de segurança do PS4.

O console nos pedirá para escolher o que queremos copiar. Podemos marcar tudo para ser copiado ou desmarcar aplicativos, dados salvos, capturas, temas e configurações, ficando assim a seu critério escolher o quer que seja copiado ou simplesmente copiar tudo.

Como fazer um backup do disco rígido do PS4

Quando terminar, clique em Avançar e, em seguida, em Criar backup:

Como fazer um backup do disco rígido do PS4

Agora o PS4 será reiniciado e fará uma cópia dos dados, e dependendo da quantidade armazenada, pode demorar um pouco até fazer toda transferência.

Restaurando a cópia
Quando você precisar restaurar o backup do disco rígido do PS4, lembre-se do que dissemos antes. Se você usa a mesma conta do PlayStation, você pode recuperar todos os dados em um console diferente. Se você fez a cópia sem uma conta, apenas poderá restaura-lá só no mesmo console.

Faça assim, conecte o dispositivo de armazenamento externo onde você salvou a cópia do PS4.

Digite Configurações , Sistema e Backup e restauração.

Agora clique na opção Restaurar PS4.

Como fazer um backup do disco rígido do PS4

Depois de clicar em Restaurar PS4, ele pedirá que você selecione o arquivo onde a cópia está.

Novamente, o console será reiniciado antes de iniciar o processo inteiro e já em seguida, ele começará a restaurar os dados que você selecionou, é só aguardar a conclusão e depois você poderá uilizar normalmente os seus dados.

Como você pode ver o todo processo ocorre em algumas etapas, e embora a transferência de dados leve algum tempo, vale a pena fazer o backup do disco rígido do seu PS4 de tempos em tempos. É um bom hábito fazer isso a cada um ou dois meses, se você usa muito o console.

Deixe seu comentário