Como fazer um backup do disco rígido do PS4

Geralmente no disco rígido do PlayStation 4, mantemos todos os tipos de dados. Os mais importantes são os jogos, mas também há vídeos, fotos, mensagens, downloads e muitas outras coisas. Só que tantos conteúdos armazenado uma hora pode desaparecer e pra não correr esse risco, veja como fazer um backup do disco rígido do PS4.

Algumas preparações
Como já dissemos, pode-se fazer o backup do PS4 em qualquer dispositivo externo conectado via USB, pode ser discos rígidos externos, um pendrive, um SSD ou o que você quiser. A única condição é que tenha o formato FAT32 ou exFAT para o armazenamento. Se você não tiver certeza do formato que está o dispositivo, reformate-o e selecione um desses formatos acima.

E não é preciso dizer … mas o disco de destino deve ser maior que o disco rígido do seu PS4.

Como fazer um backup do disco rígido do PS4

Se você não tiver uma conta na PlayStation Network (por exemplo, se acabou de comprar o console), abra uma e faça o login antes de fazer o backup. Dessa forma, você pode usá-lo para restaurar a cópia em um console diferente (se o atual estiver danificado). Sem uma conta da PSN, só poderá restaurar a cópia no mesmo console.

Antes de iniciar o backup do disco rígido do PS4, inicie o console, entre na seção Troféus, pressione o botão Opções no gamepad e escolha a opção Sincronizar com a PlayStation Network.

Como fazer um backup do disco rígido do PS4

Se houver mais usuários registrados no console, você precisará repeti-los com todos eles. É uma rotina de segurança para evitar a perda de troféus se algo acontecer durante o processo de backup .

O backup
Com o cabo USB já conectado no dispositivo onde será armazenado os dados do PS4, vá para Cópia de segurança e restauração.

Como fazer um backup do disco rígido do PS4

Clique em Criar copia de segurança do PS4.

O console nos pedirá para escolher o que queremos copiar. Podemos marcar tudo para ser copiado ou desmarcar aplicativos, dados salvos, capturas, temas e configurações, ficando assim a seu critério escolher o quer que seja copiado ou simplesmente copiar tudo.

Como fazer um backup do disco rígido do PS4

Quando terminar, clique em Avançar e, em seguida, em Criar backup:

Como fazer um backup do disco rígido do PS4

Agora o PS4 será reiniciado e fará uma cópia dos dados, e dependendo da quantidade armazenada, pode demorar um pouco até fazer toda transferência.

Restaurando a cópia
Quando você precisar restaurar o backup do disco rígido do PS4, lembre-se do que dissemos antes. Se você usa a mesma conta do PlayStation, você pode recuperar todos os dados em um console diferente. Se você fez a cópia sem uma conta, apenas poderá restaura-lá só no mesmo console.

Faça assim, conecte o dispositivo de armazenamento externo onde você salvou a cópia do PS4.

Digite Configurações , Sistema e Backup e restauração.

Agora clique na opção Restaurar PS4.

Como fazer um backup do disco rígido do PS4

Depois de clicar em Restaurar PS4, ele pedirá que você selecione o arquivo onde a cópia está.

Novamente, o console será reiniciado antes de iniciar o processo inteiro e já em seguida, ele começará a restaurar os dados que você selecionou, é só aguardar a conclusão e depois você poderá uilizar normalmente os seus dados.

Como você pode ver o todo processo ocorre em algumas etapas, e embora a transferência de dados leve algum tempo, vale a pena fazer o backup do disco rígido do seu PS4 de tempos em tempos. É um bom hábito fazer isso a cada um ou dois meses, se você usa muito o console.

Redator

Edilson Félix é redator e co-fundador do TecnoGames Brasil. Vive constantemente conectado no mundo da tecnologia, surfando na onda das novidades.