NASA vai enviar helicóptero para Marte

Este rover será a primeira aeronave a sobrevoar um planeta fora da terra e faz parte da missão que a Nasa vai lançar em 2020. Apelidado de Mars Helicopter, o helicóptero que a NASA desenvolveu vai viajar para o planeta vizinho com a missão de explorá-lo ainda mais e mostrar que é possível realizar voos controlado remotamente com veículos mais pesados que o próprio ar do planeta.

O helicóptero foi projetado para voar na fina atmosfera marciana com a ajuda de suas duas pás contra-rotativas.

Ele pesa cerca de quatro quilos e tem uma fuselagem do tamanho de uma bola de softball. As pás giratórias consegue alcançar 3 mil rotações por minuto, o que é quase 10 vezes a taxa usada por helicópteros na Terra.

Isso porque o recorde de altitude de um helicóptero voando na Terra é de cerca de 40.000 pés. Como a atmosfera de Marte é apenas um por cento da Terra, isso significa que quando o helicóptero estiver na superfície marciana já está a uma altitude equivalente a 100.000 pés na Terra, explica o gerente de projeto da Mars Helicopter no Laboratório de Propulsão a Jato Mimi Aung da NASA.

O helicóptero alcançará Marte preso ao jipe ​​que o colocará no solo. Uma vez feito isso, o rover será instruído a dirigir a uma distância segura do helicóptero para que ele possa transmitir comandos. Uma vez que as baterias são carregadas e os testes são conduzidos, os controladores aqui na Terra pilotarão o helicóptero permintindo assim seu primeiro vôo na atmosfera marciana.

A missão Mars 2020 está prevista para ser lançada ao Planeta Vermelho em julho de 2020.

Veja o Mars Helicopter em ação.

Redator

Edilson Félix é redator e co-fundador do TecnoGames Brasil. Vive constantemente conectado no mundo da tecnologia, surfando na onda das novidades.