Volvo desenvolve caminhão de lixo elétrico com emissão zero de poluentes

A Volvo lançou no mês passado, seu primeiro caminhão totalmente elétrico, um veículo de emissão zero e robusto. Projetado para carregar cargas enormes em torno de centros urbanos, o Volvo FE Electric possui quase o dobro da capacidade de carga de seu irmão e será colocado nas ruas da Alemanha no próximo ano.

O Volvo FE Electric une alguns conceitos do Volvo FL Electric, sendo o primeiro caminhão pesado de queima limpa do estábulo da montadora sueca. A Volvo espera que seus novos veículos elétricos ajudem a resolver algumas das dores de cabeça que afetam os centros urbanos, como poluição, ruídos e congestionamentos, já que eles poderão realizar tarefas pacificamente à noite, se necessário.

Volvo desenvolve caminhão de lixo elétrico com emissão zero de poluentes

Mas nem todas as tarefas de caminhões são criadas iguais. Onde o FL monomotor pode transportar um peso máximo de 16 toneladas, Já o FE possui capacidade maior e pode ser carregado com 27 toneladas graças a dois motores elétricos que combinam eficiência máxima de 370 kW e 850 Nm de torque, ambos o dobro do FL e ainda o FE vem com baterias que garantem boa autonomia, rodando muito com uma única carga.

Isso tem um custo em termos de alcance, com o FL capaz de gerenciar até 200 km em comparação aos 300 km da FE, apesar de levar as mesmas 10 horas para recarregar a partir de uma tomada CA padrão.

Como o FL, o FE estará disponível em diferentes variantes, dependendo do trabalho em questão, como um modelo de cabine de entrada baixa que facilita a entrada e a saída do driver.

A volvo disse que planeja por o FE Electric pra rodar nas ruas a partir de 2019.

“Hoje, cada um dos nossos 300 veículos convencionais emite cerca de 31.300 kg de dióxido de carbono todos os anos”, diz o Dr. Rüdiger Siechau, CEO da Stadtreinigung Hamburg, empresa que cuida da coleta de lixo da cidade da alemanha. “Um caminhão de lixo movido a eletricidade com uma bateria que dura oito a dez horas é um avanço tecnológico. Outro benefício é o fato de a Stadtreinigung Hamburg gerar eletricidade neutra para o clima que pode ser usada para carregar as baterias.”

Redator

Edilson Félix é redator e co-fundador do TecnoGames Brasil. Vive constantemente conectado no mundo da tecnologia, surfando na onda das novidades.