Nova tecnologia vai introduzir o grafeno na mistura do concreto

Nova tecnologia vai introduzir o grafeno na mistura do concreto

Por

02/05/18 às 12:43

Grafeno é um “Material milagroso”, uma camada única de átomos de carbono, é um material conhecido e o mais sólido já testado. E agora os cientistas o usaram para criar um novo tipo de concreto que é muito mais firme, mais resistente e requer menos cimento.

A equipe de cientistas da Universidade de Exeter, no Reino Unido, misturou flocos de grafeno com água e usou essa mistura para produzir o concreto tradicional. O processo de produção de concreto com grafite é supostamente barato e gerenciável, mesmo no setor industrial.

Nova tecnologia vai introduzir o grafeno na mistura do concreto

Nos testes, verificou-se que o concreto reforçado com enxerto de grafeno é 146% mais forte na compressão, 79,5% mais forte na resistência e a permeabilidade à água é 4 vezes menor. Além disso, atende aos padrões britânicos e europeus em construção.

Agora com maior resistência, o material deverá tornar as estruturas feitas de concreto mais duráveis. Elas não precisarão ser reparadas com tanta frequência. Isto também é uma fonte significativa para diminuir as emissões de dióxido de carbono.

Além disso, adicionar grafeno ao concreto reduzirá o consumo de outros materiais usados, incluindo o cimento, em 50%. Isso economiza 446 kg de dióxido de carbono por tonelada de concreto.

Deixe seu comentário