Mensagens excluídas no WeChat podem ser recuperadas pelo governo chinês

WeChat é um aplicativo de mensagens semelhante ao WhatsApp, muito usado na China e também em outros países.

Foi revelado no fim de semana que o governo chinês conseguiu recuperar mensagens deletadas do WeChat. Embora isso não seja realmente uma surpresa para muitos, já que eles já suspeitaram que as autoridades tinham esse tipo de capacidade, é o reconhecimento público da capacidade que vai surpreender as pessoas.

O South China Morning Post informou hoje que uma comissão anti-corrupção na província chinesa de Hefei revelou na mídia social que, como parte de uma investigação, “recuperou uma série de conversas deletadas do WeChat”.

A postagem foi deletada no dia seguinte, mas já havia sido vista por inúmeras pessoas. A comissão não divulgou como foi possível recuperar as mensagens excluídas do WeChat, de modo que há muitas perguntas que permanecem sem resposta, como se há uma porta de acesso ou uma chave mestra que as autoridades podem usar para acessar as mensagens excluídas, o app usa criptografia, mas mesmo assim conseguiram romper essa barreira também.

A Tencent, empresa que opera o WeChat, disse em um comunicado que “o WeChat não armazena nenhum histórico de bate-papo – eles são armazenados apenas em telefones e computadores dos usuários”.

A empresa também não citou o que vai fazer diante dessa notícia, não se sabe se a empresa vai lançar alguma atualização ou algo semelhante.

Redator

Edilson Félix é redator e co-fundador do TecnoGames Brasil. Vive constantemente conectado no mundo da tecnologia, surfando na onda das novidades.