Gastos com TI devem aumentar 6,2% em 2018

Gastos com TI devem aumentar 6,2% em 2018

Por

10/04/18 às 10:44

O software corporativo irá alimentar grande parte do aumento, uma vez que o setor de dispositivos também aumenta.

Os gastos globais com TI aumentarão 6,2%, e deverá chegar a US$ 3,7 trilhões  em 2018, segundo o Gartner.

Sua previsão mais recente prevê que o setor de dispositivos, smartphones, tablets e PCs, aumentará 6,6% ao longo do ano – mais do que os 5,1% que subiu no ano passado, passando assim para US $ 715 bilhões.

“O mercado de dispositivos continua a ver dinâmicas duplas. Alguns usuários estão evitando de comprar novos dispositivos, e aqueles que estão comprando estão fazendo isso, em média, pagando até mais caro pra obter um determinado produto”, disse John-David Lovelock, vice-presidente de pesquisa da Gartner.

“Como resultado, os gastos do usuário final aumentarão mais rapidamente do que as unidades produzidas até 2022. No entanto, os gastos totais do usuário final e as remessas unitárias deverão ser menores em comparação com as previsões anteriores, como demanda por dispositivos premium ultramobile, dispositivos utilitários ultramóveis e telefones básicos.

Os gastos com software empresarial terão a maior taxa de crescimento de 11%, graças aos projetos de transformação digital em andamento, uma tendência que deve continuar a crescer em 2019.

Os serviços de TI saltarão para 7,4%, enquanto os serviços de comunicações aumentarão 4,3%, seguidos pelos gastos com data center, que subirão 3,7%. O segmento testemunhou uma alta forte em 2017, mas os desafios de armazenamento e escassez de componentes estão no horizonte.

Os analistas sugerem que uma das principais razões para o aumento pode estar nas flutuações cambiais e nas estimativas da taxa de crescimento no início de 2019 para toda a indústria de TI, que são de 2,8%.

“Embora os gastos globais com TI devam crescer 6,2 por cento este ano, o declínio do dólar dos EUA causou economias de moeda, que são a principal razão para este forte crescimento”, disse Lovelock.

“Esta é a maior taxa de crescimento anual que o Gartner prevê desde 2007 e seria um sinal de um novo ciclo de crescimento para a área de TI. No entanto, os gastos com TI em todo o mundo estão crescendo nos níveis esperados e estão alinhados com o esperado crescimento econômico global. Até 2018 e 2019, espera-se que o dólar norte-americano se mantenha mais forte, suportando uma tremenda volatilidade devido ao ambiente político incerto, à renegociação do Acordo de Livre Comércio da América do Norte e ao potencial de guerras comerciais. “

Deixe seu comentário