O que é um tema do Windows 10

O que é um tema do Windows 10

Por

06/04/18 às 19:18

Um tema do Windows é um grupo de configurações, cores, sons e opções configuráveis ​​semelhantes que definem como a interface aparece para o usuário. Um tema é usado para personalizar o ambiente de computação para facilitar o uso.

Todos os smartphones, tablets, leitores eletrônicos e até mesmo TVs inteligentes vêm pré-configurados com uma configuração gráfica específica. Os designers escolhem a fonte padrão, o esquema de cores e as configurações de suspensão, entre outras coisas.

Uma televisão pode desligar após um período específico de inatividade, por exemplo, ou um protetor de tela pode ser aplicado automaticamente. Os usuários podem fazer alterações nessas configurações para personalizar seus dispositivos. É muito comum um usuário selecionar um novo plano de fundo para a tela de bloqueio do telefone ou alterar o brilho em um e-reader. Muitas vezes, os consumidores fazem essas alterações na primeira vez que usam o dispositivo.

Essas configurações, como um grupo, às vezes são chamadas de um tema. Os computadores também vêm com um tema padrão, e o Windows não é exceção.

O que cria um tema do Windows?
Como as tecnologias listadas acima, os computadores Windows são fornecidos com um tema já em vigor. Muitos usuários optam pela configuração padrão durante a instalação ou configuração e, portanto, os elementos mais comuns são aplicados automaticamente. Se forem feitas alterações durante o processo de configuração, essas alterações se tornarão parte do tema editado e salvo. Este tema salvo e todas as suas configurações estão disponíveis na janela Configurações, que discutiremos em breve.

Aqui estão algumas opções que se aplicam ao tema do Windows e ao tema do Windows 10 aplicados durante a configuração:

Imagem da área de trabalho –  É a imagem mostrada na área de trabalho. O tema do Windows oferece uma tela azul com um ícone do Windows branco no lado direito. O tema do Windows 10 oferece uma imagem da área de trabalho de uma pessoa correndo em uma praia e inclui quatro imagens adicionais que giram a cada 30 minutos.

Esquema de cores / Cor do menu Iniciar – O tema do Windows oferece um tema de cores azul e preto. O tema do Windows 10 é ouro e preto. Essas cores aparecem nas janelas e no menu Iniciar, entre outros lugares. Essas cores são aplicadas às fontes também.
Sons – Os temas do Windows e do Windows 10 usam as configurações de som padrão do Windows. É possível fazer alterações na caixa de diálogo Sound Properties.
Propriedades do cursor do mouse e do mouse – Os temas Windows e Windows 10 oferecem as configurações padrão das propriedades do mouse. É possível fazer alterações na caixa de diálogo Propriedades do mouse.
Nota: Os temas, mesmo os temas padrão, são editáveis. O usuário pode alterar as imagens de fundo, cores, sons e opções de mouse facilmente a partir da janela Configurações nas opções de Personalização, bem como em outros lugares. Vamos ver isso mais tarde.

O que não é parte de um tema do Windows?
Um tema oferece um conjunto de opções gráficas que são configuráveis, como observado anteriormente. Nem todas as configurações configuradas para um computador Windows fazem parte do tema, e isso pode ser um pouco confuso. Por exemplo, o posicionamento da Barra de Tarefas é configurável, mesmo que não faça parte de um tema. Por padrão, ele é executado na parte inferior da área de trabalho.

Quando um usuário altera o tema, o posicionamento da barra de tarefas não é alterado. No entanto, qualquer usuário pode reposicionar a barra de tarefas arrastando-a para outro lado da área de trabalho e o sistema operacional lembrará essa configuração e a aplicará a cada login.

A aparência dos ícones da área de trabalho é outro item não associado a um tema. Esses ícones são pré-configurados para ter um tamanho e uma forma específica para facilitar a visualização, mas não tão grandes a ponto de ocupar toda a área da área de trabalho. Embora as características desses ícones possam ser alteradas, essas alterações não fazem parte das opções do tema.

Da mesma forma, o ícone Rede que aparece na área de Notificação da Barra de Tarefas facilita a conexão às redes disponíveis, mas é outra configuração não relacionada ao tema.

Essa é uma configuração do sistema e é alterada por meio das propriedades apropriadas do sistema.

Esses itens, embora não façam parte de um tema em si, são aplicados de acordo com as preferências do usuário. As configurações são armazenadas no perfil do usuário. Perfis de usuário podem ser armazenados no computador ou online. Ao efetuar login com uma conta da Microsoft, o perfil é armazenado on-line e aplicado independentemente do computador em que o usuário efetua login.

Nota: Um perfil de usuário inclui configurações exclusivas do usuário, por exemplo, onde os arquivos são armazenados por padrão, bem como as configurações do aplicativo. Os perfis de usuário também armazenam informações sobre como e quando o sistema executa atualizações e como o Firewall do Windows está configurado.

O objetivo de um tema
Os temas existem por dois motivos. Primeiro, um computador deve vir pré-configurado e pronto para uso; qualquer outra opção não é prática. A instalação pode levar várias horas para ser concluída, se os usuários tiverem que selecionar todas as configurações disponíveis antes de poderem usar o PC!

Em segundo lugar, o computador precisa atender às necessidades da maioria dos usuários e ser agradável aos olhos, direto da caixa. A maioria dos usuários não quer, digamos, um menu Iniciar amarelo vivo ou uma imagem de fundo que seja um cinza opaco. Eles também não querem gastar muito tempo fazendo o computador utilizável. As configurações gráficas precisam ser fáceis de ver e intuitivas para serem usadas na primeira vez que um usuário ligar o computador.

Explore os temas disponíveis do Windows 10
Embora o Windows seja fornecido com um tema já em vigor, o sistema operacional oferece temas adicionais para você escolher. O que está disponível depende de vários fatores, incluindo se o usuário já baixou ou não temas adicionais ou fez atualizações recentes no sistema operacional, por isso é melhor explorar os temas que já estão no computador.

Para ver os temas disponíveis no Windows 10:

Clique no ícone do Windows no lado esquerdo da barra de tarefas na parte inferior da tela.
Clique na roda dentada Configurações .
Se houver uma seta virada para a esquerda no canto superior esquerdo da janela Configurações, clique nessa seta.
Clique em personalização.
Clique em temas.

A área Temas mostra o tema atual na parte superior e oferece opções para alterar partes desse tema de forma independente (Fundo, Cor, Sons e Cor do Mouse). Abaixo disso é Aplicar um tema. Conforme observado anteriormente, o que está disponível depende da compilação do Windows 10 instalada no computador. No entanto, provavelmente haverá sempre alguns temas listados, não importa o caso. O Windows 10 e o Flowers são temas populares. Se um usuário fez alterações em um tema de outro computador com sua Conta pessoal da Microsoft, também haverá um tema Sincronizado.

Para aplicar um novo tema agora, basta clicar no ícone do tema em Aplicar um tema. Isso irá alterar alguns aspectos gráficos da interface imediatamente. Os mais notáveis ​​incluem o seguinte (embora nem todos os temas façam alterações em todas as áreas):

Cor do menu Iniciar
Imagens de fundo da área de trabalho que provavelmente mudam a cada 30 minutos
Sons para notificações
O tamanho e o estilo do ponteiro do mouse
Se você aplicar um tema e decidir retornar ao anterior, clique no tema desejado em Aplicar um tema. A mudança será feita imediatamente.

Aplicar um tema da loja
O Windows não é fornecido com tantos temas quanto usados ​​também; na verdade, pode haver apenas dois. No passado, havia temas como Dark, Anime, Paisagens, Arquitetura, Natureza, Personagens, Cenas e muito mais, todos disponíveis no sistema operacional e sem entrar online ou para terceiros.

Isso não é mais o caso. Os temas estão agora disponíveis na Loja, e há muito por onde escolher.

Para aplicar um tema da Windows Store:

Localize Iniciar> Configurações> Personalização e clique em Temas, se ainda não estiver aberto na tela.
Clique em Obter mais temas na loja.
Se solicitado a entrar com sua conta da Microsoft, faça isso.
Veja os temas disponíveis. Use a barra de rolagem no lado direito ou a roda de rolagem do mouse para acessar mais temas.
Para este exemplo, clique em qualquer tema livre.
Clique em Get.
Aguarde o download ser concluído.
Clique em Iniciar. O tema é aplicado e a área Temas é aberta.
Se parecer que nada aconteceu, pressione e mantenha pressionada a tecla Windows no teclado junto com a tecla D para visualizar a área de trabalho.

Personalize um tema
Depois de aplicar um tema, conforme mostrado no exemplo anterior, é possível personalizá-lo. Na janela Temas ( Iniciar> Configurações> Personalização ), clique em um dos quatro links que aparecem ao lado do tema na parte superior da janela para fazer algumas alterações (nem todas as opções estão listadas aqui):

Plano de fundo – Altere com que frequência as imagens no tema mudam e opte por embaralhar as imagens. Clique em Temas para retornar à lista.
Cor – Altere a cor principal do tema e aplique essa cor de forma transparente nas barras da barra de tarefas ou de título das janelas. Clique em Temas para retornar à lista.
Sons – Altere o esquema de som usando a lista suspensa. Se nada aparecer aqui, não há esquemas de som associados ao tema. Clique em OK e clique em Temas para retornar à lista.
Cursor do mouse – Na guia Ponteiros, escolha um novo tamanho ou forma de ponteiro. Na guia Opções do Ponteiro, escolha o quão rápido ou lento o cursor se moverá quando você mover o mouse. Clique em OK e clique em Temas para retornar à lista.
Sinta-se à vontade para explorar e fazer as alterações desejadas; você não pode estragar nada! No entanto, se desejar, você pode clicar no tema do Windows ou do Windows 10 para retornar às configurações anteriores.

Deixe seu comentário